Nos últimos dias temos lidos informações importantes sobre as pessoas idosas. Uma delas é que pela primeira vez, número de idosos supera o de crianças no mundo.

São 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões entre zero e quatro anos. Para se ter uma ideia de mundo, no Japão, idosos já respondem por um terço da população. O envelhecimento da população é mais acentuado nos países desenvolvidos.

Já que o assunto está na casa dos mais de 60 anos, vá se acostumando com o empreendedorismo sênior pois, os idosos estão cada vez mais interessados em se tornar empreendedores e empresários. Muitos já aposentados ou em vias de se aposentarem, podem fornecer conhecimento e habilidades preciosas para empreendedores iniciantes.

É preciso atuarmos para desenvolver a longevidade saudável através da produtividade. Mas, existem alguns desafios enfrentados pelas pessoas idosas que desejam permanecer ativos e explorar novas oportunidades para se tornarem empreendedores:

• Não são alcançados por meio do tradicional marketing de serviços de apoio às empresas pois muitos deles selecionam em suas divulgações, o público alvo até 60 anos;

• Não estão cientes das organizações de apoio às empresas como cursos de especializações, organizações como SEBRAE, escolas de qualificação profissional dentro outras porque algumas das organizações, escolas, e universidades não percebem seu potencial empreendedor;

• Por conta da cultura nacional de um país relativamente jovem, eles podem não ser vistos como mentores valiosos para outros empreendedores, diferentemente do Japão que explora muito bem o valioso conhecimento das pessoas idosas e até pagam mentores para contribuir apenas como conselheiros de organizações empresariais.

Se quisermos viver em harmonia entre inexperientes e experientes e crescer economicamente, precisamos ter políticas públicas e ações pontuais para ajudar e apoiar as pessoas com mais de 60 anos que querem tornar-se empresários com intercâmbio de boas práticas.

Em Araxá por exemplo, está surgindo a Embaixada Geração de Valor que atuará no apoio as pessoas idosas que querem se tornar empreendedores e transformar seus conhecimentos e experiências em saberes para serem colocados em prática e repassados para novos empreendedores.

O objetivo é equipar a população com idade mais avançada com as principais ferramentas de gestão como: plano de negócios, conceitos administrativos modernos, visando estimular o conceito tecnológico, inovador e empreendedor em uma população com uma linguagem simples para entendimento dos que possuem mais de 60 anos.

Sabemos o quanto é importante usar esta bagagem empreendedora em benefício da geração de emprego e renda para aquecer a economia.

Então, teremos que nos adaptar e adaptar os conhecedores do conhecimento para facilitar a comunicação entre si, como? Poderemos investir em ambas as partes com qualificação profissional, principalmente na área da tecnologia capacitando ambos os lados com cursos técnicos e profissionalizantes e não podemos esquecer do inglês que é de máxima importância para dias tão globalizados. Na BIT Araxá escola técnica e profissionalizante você encontrar cursos e qualifica-se de forma e rápida e prática.

Wellington Martins para o NO MUNDO DO TRABALHO.