Pesquisa do World Economic Forum aponta que o profissional do futuro precisa ter conhecimento em algoritmos — mas inteligência emocional também vai ser indispensável.

À medida que o mundo evolui com a 4ª revolução industrial, o ambiente corporativo também está mudando — e exigindo novas habilidades dos funcionários. Daqui a cinco anos, por exemplo, 35% das habilidades que hoje são consideradas essenciais vão mudar.

Em 2020, a 4ª revolução industrial vai exigir uma série de tecnologias:

aprendizado de máquina, biotecnologia, genômica, inteligência artificial, robótica avançada e transporte autônomo. É, portanto, importante ficar de olho nas novas habilidades que serão exigidas pelas empresas:

Separamos uma lista para você ficar atento:

  1. Alfabetização de dados

O combustível da 4ª revolução industrial: dados. As empresas que não usam algoritmos, ficam para trás. Portanto, as corporações devem empregar funcionários com qualificação na área.

  1. Pensamento crítico

Serão valorizados os funcionários capazes de julgar a qualidade das informações, como discernir quais são confiáveis, falsas ou propagandas. Os profissionais serão responsáveis em avaliar as notícias e como elas devem ser confiadas e usadas pela empresa.

  1. Habilidade em tecnologia (essa sendo considerada uma das mais importantes)

Funcionários com habilidades em blockchain, inteligência artificial, Internet das Coisas, realidade virtual e aumentada, robótica e outras ferramentas digitais serão exigidas pelas empresas. Hoje, os cursos técnicos são os mais desejados pelas as empresas, pois os alunos já saem com uma bagagem de conhecimento muito mais elevadas.

  1. Adaptação e flexibilidade

O mundo está mudando rapidamente, e os funcionários precisam se comprometer a aprender novas habilidades ao longo de suas carreiras. Além disso, eles devem ser flexíveis a novas ideias e maneiras de solucionar os problemas da empresa.

  1. Criatividade

Os algoritmos, as máquinas e os robôs funcionam bem, mas eles não conseguem ser criativos como os humanos. Por isso, é importante que os funcionários tenham criatividade para criar produtos e melhorias para a empresa. Para quem deseja trabalhar com criação de produto e inovação dominar programas de edição é fundamental. 

  1. Inteligência emocional

Outra área em que os humanos têm vantagem sobre as máquinas é a inteligência emocional. A capacidade de estar ciente, controlar e expressar as emoções será importante e valorizada pela empresa. Aqui é muito importante conhecer as Soft Skills.

  1. Inteligência cultural e diversidade

As organizações são cada vez mais diversas e os funcionários eficazes devem respeitar as diferenças e trabalhar com pessoas de diferente raça, religião, idade, sexo e orientação sexual diferente. Além disso, as empresas estão operando cada vez mais além das fronteiras internacionais, o que significa que é importante que os funcionários saibam sobre outras culturas, idiomas, crenças políticas e religiosas. Possuir um curso de inglês é fundamental para conseguir um bom relacionamento com outras línguas.

  1. Habilidades de liderança

Habilidades de liderança será fundamental não só para aqueles que estão no topo de uma hierarquia corporativa tradicional, mas também para os funcionários de toda a empresa. Será importante compreender como trazer o melhor e inspirar todos da equipe a ter uma força de trabalho diversificada. Fiquem atentos para os cursos de gestão esses são fundamentais para entender o negócio e o fluxo de atividades.

  1. Julgamento e tomada de decisão

As máquinas conseguem analisar os algoritmos numa velocidade superior à que os humanos conseguem, mas elas são incapazes de tomar decisões e analisar os dados com profundidade. Por isso, os funcionários capazes de fazer a leitura das informações para uma tomada de decisão serão valorizados pela empresa.

  1. Colaboração

No meio de tanta tecnologia, as empresas vão buscar por funcionários capazes de interagir bem com a equipe, que sejam capazes de compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa.

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