Para ser um Cadista, não é necessário nível superior, já que muitos engenheiros e arquitetos estão exercendo essa função apenas ela a carência de profissionais no mercado.

O sufixo CAD é uma abreviação da expressão em inglês Computer Aided Design, isto é Desenho feito em Computador, na tradução para o Português. O programa mais consagrado entre os usuários é o AutoCAD.

A principal aplicação desse software é a produção de desenhos técnicos em duas ou três dimensões. Assim, há versões de AutoCAD 2D e AutoCAD 3D. Em todo o mundo, milhares de usuários empregam essa ferramenta para projetar imagens de objetos virtualmente.

Dessa forma, eles facilitam o planejamento de peças, casas, prédios, sistemas, mobília e equipamentos que serão futuramente construídos ou fabricados. São exemplos de áreas que aproveitam essas funcionalidades a arquitetura, o design de interiores, a engenharia, entre tantas outras.

Profissões que utilizam o AutoCAD

O AutoCAD não é diversificado apenas nas áreas de atuação, mas também nas possibilidades de profissões. São muitas as vagas e cargos que exigem o conhecimento desse sistema de informática. Aliás, a computação gráfica como um todo propicia chances enormes de crescimento.

A seguir, observe uma lista de ocupações que aplicam o AutoCAD no cotidiano:

Desenhista projetista: produz desenhos de mercadorias, equipamentos e ferramentas, faz fluxogramas, cria layouts e fornece subsídios em imagens para documentações técnicas;

Desenhista elétrico: confecciona representações de sistemas elétricos, como painéis, especificações, mapeamento de rede etc…

Desenhista projetista civil: ilustra projetos para obras seguindo especificações técnicas;

Desenhista cadista: desenha objetos técnicos para esboço de produtos, de máquinas, de novas instalações e de layouts decorativos, usando como principal instrumento o AutoCAD.

Desenhista mecânico e desenhista industrial: traçam no ambiente virtual equipamentos que serão utilizados na indústria, bem como peças que poderão ser acopladas a essas máquinas. Também reproduzem sistemas de fluxo de trabalho ou de conjunto de maquinários, entre outros projetos ligados à indústria. Para isso, eles interpretam normas do segmento e as especificações técnicas necessárias.

Média salarial dos profissionais de AutoCAD

Com uma rápida passada pelo Guia de Salários da Catho, você verá que a remuneração média paga a um Desenhista Cadista está atualmente em torno de R$ 1.770,00.

Já o Projetista Cadista (que vai além do desenho desenvolvido a partir de esboços de terceiros, sendo o responsável integral por projetos de diversos equipamentos e materiais usados para o setor produtivo) tem salário médio maior, de pouco mais de R$ 2.500,00, na média.

Como estamos falando de uma profissão que pode ser exercida só com um diploma de nível médio, não seria exagero dizer que a remuneração, de forma geral, é bastante interessante (especialmente, porque estamos tratando dos rendimentos iniciais). Concorda?

A procura por esses técnicos sempre está em alta, mesmo em momentos de crise, explica-se pela imensa diversidade de áreas nas quais o cadista pode atuar. Isso porque praticamente qualquer fabricação humana necessita de um projeto computacional anterior para servir de guia à sua materialização.

E aí, viu o grande mercado e as oportunidades que o AutoCAD pode te trazer, então se você quer trabalhar na área ou gosta de desenhos computacionais não perca a chance de aprender e conquistar seu emprego nessa área que está em alta no mundo do trabalho.