1. Resolução de problemas complexos

De acordo com o relatório do Fórum, nos próximos quatro anos, 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidades para solução de problemas complexos. O desafio é que, com a internet, as respostas estão a um clique de distância, e tudo é entregue de forma pronta. Sendo assim, as pessoas se afastam da capacidade de refletir. Pensar se tornou algo “complicado” e uma “perda de tempo”. Como resultado dessa mudança de hábito, o mercado está sofrendo com a escassez de talentos que possuam pensamento analítico para resolver desafios complexos

2. Pensamento crítico

Nessa habilidade, o diferencial é saber questionar com eficiência. Afinal, para encontrar respostas, antes devem ser feitas as perguntas certas.Por que esse projeto não está funcionado? Como esse modelo de gestão pode ser mais eficiente? Que ferramentas podem ser utilizadas para otimizar os resultados dessa ação?A dúvida nos mantém paralisados, mas o questionamento nos move em direção a novas soluções. Fortaleça essa habilidade revisando a forma como você trabalha e questione a sua rotina de execução de tarefas. Certamente você irá encontrar pontos frágeis que podem ser aprimorados.

3. Criatividade

A união das duas habilidades citadas acima constrói a criatividade. A criatividade nasce da curiosidade. Quando renunciamos a saber tudo, ganhamos a oportunidade de aprender algo novo. Sendo assim, invista em novos estudos e hábitos e se permita conversar com pessoas diferentes das quais você está acostumado. Conhecer novas formas de pensamento irá ampliar sua capacidade de visão.

4. Gestão de pessoas

Mesmo diante do intenso crescimento tecnológico dentro das organizações, é o fator humano que nos motiva a sermos melhores a cada dia. Seja você um líder ou um liderado, todos podem influenciar o ambiente em que vivem. A humanização é uma tendência já em aplicação, mas recebeu ainda mais relevância durante o isolamento social. O mercado precisa de pessoas que se importem umas com as outras, que tenham uma comunicação gentil e assertiva, mas que também apresentem atitudes coerentes ao seu discurso.

5. Autogestão e pensamento coletivo

Para lidar com cenários que exigem respostas rápidas, é importante que os profissionais tenham capacidade de autogestão. Isso significa não ser dependente de comandos externos para agir em direção a uma solução. Ou seja, ser comprometido com os resultados da empresa, dando o melhor de si em prol do coletivo. Os líderes podem apoiar essa habilidade nos colaboradores oferecendo ambientes que fomentem a autonomia e aplicam modelos de gestão ágeis.

6. Inteligência emocional

Saber lidar com as próprias emoções em situações de pressão extrema é um fator primordial dentro do cenário atual. O que não quer dizer ter que fingir que está tudo bem, mesmo que tudo ao redor pareça um caos. O autoconhecimento é a chave-mestra dessa habilidade. Através de práticas de autodesenvolvimento emocional, o profissional pode perceber quais são seus pontos frágeis e aprender a gerir suas emoções com mais eficiência.

7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões

A tomada de decisões faz parte da rotina da maioria dos profissionais. No entanto, para chegar a uma escolha, primeiro, há um julgamento sobre o tema que está em pauta. Para que as decisões sejam assertivas, é necessário atenção plena. O profissional deve agir, ao invés de reagir – o que geralmente está baseado em ansiedade e atrapalha o discernimento correto. O julgamento é baseado em crenças. Logo, se você busca soluções inovadoras, é fundamental que haja uma revisão constante sobre a sua forma de pensar e enxergar seu trabalho e o mundo.

8. Orientação para servir

Como posso servir hoje? Essa é uma ótima pergunta para se fazer todos os dias. Essa habilidade está ligada à sua capacidade de colocar seus melhores talentos à disposição do bem-estar coletivo. Dessa forma, a criatividade e a inovação são ativadas, gerando benefícios para a empresa e os clientes. A sensação de ser útil e importante também irá elevar a sua autoestima, gerando bem-estar e autorrealização.

9. Negociação

Relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais. Invista em estudos que desenvolvam sua capacidade de oratória, argumentação e de gerar conexões pessoais (influência). Além disso, lembre-se de se manter atualizado sobre as tendências de negócio da sua área de atuação.

10. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva nada mais é que a nossa capacidade de nos mantermos adaptáveis. Ou seja, modelos de pensamento engessado não combinam com a realidade que as empresas precisam construir para atravessarem esse período de instabilidade. Para desenvolver essa habilidade, abra mão do medo de mudar e entregue-se à humildade de não precisar saber tudo a todo momento.