Desde pequenos temos uma importante matéria na escola que divide opiniões. A Educação Física. Enquanto muitos esperam seu dia chegar, outros relutam e até fingem doença nesse dia. Mas, você já parou para pensar, porque as escolas incluem uma matéria relacionada apenas ao exercício do corpo na grade escolar? Exatamente, porque cuidar do corpo é sinônimo de cuidar da mente. Estar em dia com a saúde faz toda diferença na sua produtividade, aprendizado, vontade de descobrir coisas novas e resultados em provas e testes.

A prática de uma atividade física pode trazer inúmeros benefícios para a vida do estudante. As transformações vão muito além das características físicas e acabam ajudando também em aspectos emocionais e motores tão importantes para o desenvolvimento humano.

Na fase do pré-vestibular é comum que passamos por um período estressante, já que essa é uma época de incertezas, ansiedades, cobranças e falta de tempo. Mas, acredite, caro estudante o que diz aquela conhecida frase: “mente sã, corpo são” é a mais pura verdade. E o nosso conselho para você é: tente incluir atividades físicas na sua rotina o mais rápido possível, e colha também de uma maneira rápida todos os benefícios.

Mas, como isso acontece?

De acordo com especialistas em Desenvolvimento Humano e Físico de Harvard, a prática regular de exercícios aeróbicos moderados por 20 minutos ao dia, melhora pelo menos três funções cerebrais: memória, raciocínio lógico e concentração.

Essa tese também foi defendida por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) que conseguiram demonstrar que alunos que  praticam exercícios físicos também apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares. A taxa de performance escolar pode chegar inclusive a 20% mais que os alunos sedentários.

Mas tudo tem uma razão, e os exercícios físicos não fazem bem por um acaso. Isso acontece porque quando a pessoa se exercita a produção de sinapses neuronais aumenta e isso acaba desenvolvendo as células cerebrais criando novas conexões, o que mantém o cérebro sempre jovem e ativo.

Além disso, como já vimos no texto em que falamos sobre biologia, a Endorfina é liberada pelo corpo enquanto praticamos atividades físicas e durante a produção desse hormônio o cérebro envia um sinal de relaxamento e analgésico para o corpo, que ajuda a liberar a tensão, aliviam a ansiedade  e funcionam como um verdadeiro relaxante muscular. Tornando aquele dia muito mais prazeroso para o aluno.

Dicas para encaixar atividades físicas numa rotina tão corrida:

Tá convencido e quer começar uma rotina de atividades físicas ainda hoje, não é? Acalme seu coração e faça tudo com muito cuidado para não se machucar, exagerar na dose e acabar ainda mais sobrecarregado que começou. Se liga nas dicas:

  • Mesmo que a rotina de estudos esteja intensa, organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana;
  • Escolha sua favorita: Esqueça de uma vez por todas a parte estética e escolha atividades que você realmente gosta. Aulas de dança, esportes coletivos, atividades ao ar livre, uma simples partida de futebol com os amigos, tudo é válido. O importante é que esse momento se torne prazeroso e não apenas mais uma obrigação para cumprir.
  • Aproveite a onda online: Se tem uma coisa que todo esse período dentro de casa nos ensinou é que a internet encurta distâncias. Aproveite a oferta de cursos e atividades online para encontrar uma que se encaixa no seu tempo. Isso vai ser ótimo para aquelas últimas semanas em que você realmente precisa de foco total.
  • Seja gentil com você:  Se o seu objetivo não é se tornar um atleta de elite, mantenha isso em mente. Você está se exercitando para se sentir bem e não para ganhar uma competição. Isso significa que se você só consegue se exercitar 2 ou 3x por semana, tudo bem! Sobrecarga pode ser prejudicial. 

Autoestima e bem estar = caminho para o sucesso.

É fato que atividade física constante e moderada é capaz de  elevar a autoestima e o bem estar de qualquer pessoa.  Segundo um recente estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psychology, sentir-se bem consigo mesmo é o primeiro passo para ter vontade de aprender cada vez mais. Portanto, esse é comprovadamente um ótimo caminho para conseguir os bons resultados que você tanto deseja. Coloque seu corpo para trabalhar e tenha a certeza que sua mente também vai entrar na onda e sintonizar em sua melhor performance.