Dizem por aí que o profissional de hoje “é contratado pelas hard skills e demitido pelas soft skills”. Isso porque, desde o médico ao gestor de empresa, são as habilidades sociais que importam para o consumidor. Os conhecimentos técnicos (hard skills) são essenciais para que as pessoas ocupem adequadamente seus cargos, mas as habilidades comportamentais (soft skills) são as que ajudam a ter sucesso na carreira.

Entretanto, chegará o dia em que isso não vai ser o diferencial, uma vez que é praticamente obrigatório que todos os trabalhadores tenham que se preparar para tendências a fim de acompanhar os avanços da Indústria 4.0.

Neste post, vamos apresentar o conceito de soft skills, apontar as habilidades mais valorizadas no profissional, a importância de desenvolvê-las e dicas para alcançar esse objetivo.

O QUE SÃO AS SOFT SKILLS?

Soft skills ão atributos pessoais, traços de personalidade, sinais sociais inerentes e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. As habilidades sociais também caracterizam como uma pessoa interage em seus relacionamentos com outras pessoas.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS?

Confira o que é preciso para ser bem-sucedido. 

HABILIDADES DE LIDERANÇA

É a capacidade de inspirar, supervisionar e direcionar outros trabalhadores. Pessoas que sabem cultivar relacionamentos, motivar, resolver conflitos e fortalecer a cultura do negócio são dotadas dessa característica.

HABILIDADES COM TRABALHO EM EQUIPE

A maioria dos funcionários faz parte de uma equipe e mesmo quem está de fora precisa colaborar com outros. Ainda que alguém atue sozinho, é preciso demonstrar que entende o valor de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos. 

HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

A comunicação verbal se refere à capacidade de falar de forma clara e concisa. A comunicação não verbal projeta e interpreta a linguagem corporal. Por escrito, inclui a composição de mensagens de texto, relatórios e outros tipos de documentos. 

HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Muitas pessoas evitam os problemas porque não entendem que as empresas contratam funcionários para resolvê-los. Falhas, solavancos na estrada e obstáculos são parte do trabalho. A capacidade de usar o conhecimento para encontrar soluções criativas é fundamental.

HABILIDADES INTERPESSOAIS

É a capacidade de construir e manter relacionamentos saudáveis, bem como dar e receber feedbacks construtivos, demonstrar empatia, ser tolerante e respeitoso com a opinião das pessoas. 

ÉTICA NO TRABALHO 

Basicamente, a ética no trabalho se trata das principais características que alguém deve ter, como: honestidade, integridade, responsabilidade, entre outras. Esses traços determinam como a pessoa reage a uma determinada situação ou quando se depara com uma circunstância inusitada. Como ela responde a isso revela o tipo de ética que possui. 

FLEXIBILIDADE / ADAPTABILIDADE

Hoje, as empresas precisam mudar quase na velocidade da luz para se manterem competitivas. Então, o ideal é ser capaz de ser flexível às transformações necessárias do mercado, saber se adaptar em outros cenários e contextos. 

Gostou de saber mais sobre essas habilidades? Grande parte delas faz parte do que os estudiosos chamam de inteligência emocional.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVÊ-LAS?

A maioria das interações com outras pessoas exige algum nível de habilidades sociais. Em uma empresa, você pode estar negociando para ganhar um novo contrato, apresentando sua ideia aos colegas, criando redes para o futuro emprego e assim por diante. Usamos soft skills todos os dias no trabalho e o desenvolvimento delas ajudará você a acelerar sua progressão na carreira.

Por outro lado, a falta de habilidades pessoais pode limitar o potencial ou até mesmo a queda dos negócios. Com o desenvolvimento de fortes habilidades de liderança, delegação, trabalho em equipe e comunicação, é possível executar projetos com mais tranquilidade e entregar resultados que agradam a todos. Tudo isso influencia positivamente na vida pessoal e melhora a maneira como você interage com os outros.

COMO DESENVOLVER SUAS SOFT SKILLS?

Confira as melhores dicas para colocar em prática.

SE ABRA PARA FEEDBACKS

Para muita gente, o feedback é algo semelhante a críticas ou ataques. Talvez seja por isso que raramente é praticado com entusiasmo. Entretanto, trata-se de um recurso de apoio destinado a lidar com o baixo desempenho de maneira construtiva e a desenvolver o desempenho em um nível superior. 

A linguagem que usamos é importante aqui. Quando um ser humano fala com outro, precisa experimentar duas coisas essenciais: saber que foi entendido e sentir que o que disse teve alguma forma de valor. Feedback positivo é semelhante ao elogio, é sobre aproveitar a oportunidade para expressar gratidão por um trabalho bem-feito, na esperança de inspirar um indivíduo a fazer trabalhos ainda melhores. 

BUSQUE O AUTOCONHECIMENTO 

A autoconsciência (também conhecida como autoconhecimento ou introspecção) é, basicamente, entender suas próprias necessidades, defeitos, costumes e tudo o mais que faz você ser como é. Quanto mais souber a seu próprio respeito, melhor vai se adaptar às mudanças naturais da vida.

Reagir é uma ação na qual experimentamos o gatilho emocional que expressa ou alivia essa emoção (por exemplo: ficar nervoso, falar alto com alguém por ter sido interrompido). Responder é um mecanismo consciente que faz você perceber como se sente e, em seguida, decidir como deseja se comportar (por exemplo, ficar irritado, mas explicar que não está bem e reconhecer que o momento de conversar não é o ideal).

GERENCIE BEM SEU PRÓPRIO TEMPO E DEMANDA DE TAREFAS

Pode ser impossível realizar cada tarefa minuciosamente, mas você também não pode querer fazer tudo de uma vez. Acontece que é preciso manter a organização e listar as demandas por prioridade em uma ordem coerente. Ao fazer isso, considere fatores como o tempo de execução, prazos, qual é a importância para outras pessoas na empresa, o que pode acontecer se algo não for concluído etc.

As listas de tarefas (devidamente priorizadas e integradas à sua agenda) são uma ótima maneira de evitar o esquecimento de compromissos importantes. São ótimas formas de evitar passar o dia todo pensando em tudo que é preciso fazer, pois isso é muito cansativo e estressante.

INVISTA NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL

Os profissionais mais qualificados se tornam mais confiantes, motivados e preparados para enfrentar os desafios. É praticamente desnecessário dizer que boas habilidades de oratória e comunicação são cruciais para qualquer função, esteja você se comunicando internamente com funcionários, fornecedores, parceiros ou fazendo um atendimento ao cliente.

Portanto, é mais importante que nunca se manter atualizado com o mercado, ler bastante, fazer cursos para se aperfeiçoar e, principalmente, fortalecer as soft skills. Afinal, à medida que as máquinas assumem tarefas, serão esses tipos de habilidades sociais que se tornarão cada vez mais valiosas para uma organização.

Viu como as soft skills são fundamentais para equilibrar os fatores comportamentais no ambiente de trabalho? Dessa forma, é possível ser mais bem-sucedido na carreira, ter mais qualidade de vida e influenciar a sua equipe a se relacionar melhor.

Entretanto, chegará o dia em que isso não vai ser o diferencial, uma vez que é praticamente obrigatório que todos os trabalhadores tenham que se preparar para tendências a fim de acompanhar os avanços da Indústria 4.0.

Neste post, vamos apresentar o conceito de soft skills, apontar as habilidades mais valorizadas no profissional, a importância de desenvolvê-las e dicas para alcançar esse objetivo.

O QUE SÃO AS SOFT SKILLS?

Soft skills ão atributos pessoais, traços de personalidade, sinais sociais inerentes e habilidades de comunicação necessárias para o sucesso no trabalho. As habilidades sociais também caracterizam como uma pessoa interage em seus relacionamentos com outras pessoas.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS?

Confira o que é preciso para ser bem-sucedido. 

HABILIDADES DE LIDERANÇA

É a capacidade de inspirar, supervisionar e direcionar outros trabalhadores. Pessoas que sabem cultivar relacionamentos, motivar, resolver conflitos e fortalecer a cultura do negócio são dotadas dessa característica.

HABILIDADES COM TRABALHO EM EQUIPE

A maioria dos funcionários faz parte de uma equipe e mesmo quem está de fora precisa colaborar com outros. Ainda que alguém atue sozinho, é preciso demonstrar que entende o valor de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos. 

HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

A comunicação verbal se refere à capacidade de falar de forma clara e concisa. A comunicação não verbal projeta e interpreta a linguagem corporal. Por escrito, inclui a composição de mensagens de texto, relatórios e outros tipos de documentos. 

HABILIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Muitas pessoas evitam os problemas porque não entendem que as empresas contratam funcionários para resolvê-los. Falhas, solavancos na estrada e obstáculos são parte do trabalho. A capacidade de usar o conhecimento para encontrar soluções criativas é fundamental.

HABILIDADES INTERPESSOAIS

É a capacidade de construir e manter relacionamentos saudáveis, bem como dar e receber feedbacks construtivos, demonstrar empatia, ser tolerante e respeitoso com a opinião das pessoas. 

ÉTICA NO TRABALHO 

Basicamente, a ética no trabalho se trata das principais características que alguém deve ter, como: honestidade, integridade, responsabilidade, entre outras. Esses traços determinam como a pessoa reage a uma determinada situação ou quando se depara com uma circunstância inusitada. Como ela responde a isso revela o tipo de ética que possui. 

FLEXIBILIDADE / ADAPTABILIDADE

Hoje, as empresas precisam mudar quase na velocidade da luz para se manterem competitivas. Então, o ideal é ser capaz de ser flexível às transformações necessárias do mercado, saber se adaptar em outros cenários e contextos. 

Gostou de saber mais sobre essas habilidades? Grande parte delas faz parte do que os estudiosos chamam de inteligência emocional.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVÊ-LAS?

A maioria das interações com outras pessoas exige algum nível de habilidades sociais. Em uma empresa, você pode estar negociando para ganhar um novo contrato, apresentando sua ideia aos colegas, criando redes para o futuro emprego e assim por diante. Usamos soft skills todos os dias no trabalho e o desenvolvimento delas ajudará você a acelerar sua progressão na carreira.

Por outro lado, a falta de habilidades pessoais pode limitar o potencial ou até mesmo a queda dos negócios. Com o desenvolvimento de fortes habilidades de liderança, delegação, trabalho em equipe e comunicação, é possível executar projetos com mais tranquilidade e entregar resultados que agradam a todos. Tudo isso influencia positivamente na vida pessoal e melhora a maneira como você interage com os outros.

COMO DESENVOLVER SUAS SOFT SKILLS?

Confira as melhores dicas para colocar em prática.

SE ABRA PARA FEEDBACKS

Para muita gente, o feedback é algo semelhante a críticas ou ataques. Talvez seja por isso que raramente é praticado com entusiasmo. Entretanto, trata-se de um recurso de apoio destinado a lidar com o baixo desempenho de maneira construtiva e a desenvolver o desempenho em um nível superior. 

A linguagem que usamos é importante aqui. Quando um ser humano fala com outro, precisa experimentar duas coisas essenciais: saber que foi entendido e sentir que o que disse teve alguma forma de valor. Feedback positivo é semelhante ao elogio, é sobre aproveitar a oportunidade para expressar gratidão por um trabalho bem-feito, na esperança de inspirar um indivíduo a fazer trabalhos ainda melhores. 

BUSQUE O AUTOCONHECIMENTO 

A autoconsciência (também conhecida como autoconhecimento ou introspecção) é, basicamente, entender suas próprias necessidades, defeitos, costumes e tudo o mais que faz você ser como é. Quanto mais souber a seu próprio respeito, melhor vai se adaptar às mudanças naturais da vida.

Reagir é uma ação na qual experimentamos o gatilho emocional que expressa ou alivia essa emoção (por exemplo: ficar nervoso, falar alto com alguém por ter sido interrompido). Responder é um mecanismo consciente que faz você perceber como se sente e, em seguida, decidir como deseja se comportar (por exemplo, ficar irritado, mas explicar que não está bem e reconhecer que o momento de conversar não é o ideal).

GERENCIE BEM SEU PRÓPRIO TEMPO E DEMANDA DE TAREFAS

Pode ser impossível realizar cada tarefa minuciosamente, mas você também não pode querer fazer tudo de uma vez. Acontece que é preciso manter a organização e listar as demandas por prioridade em uma ordem coerente. Ao fazer isso, considere fatores como o tempo de execução, prazos, qual é a importância para outras pessoas na empresa, o que pode acontecer se algo não for concluído etc.

As listas de tarefas (devidamente priorizadas e integradas à sua agenda) são uma ótima maneira de evitar o esquecimento de compromissos importantes. São ótimas formas de evitar passar o dia todo pensando em tudo que é preciso fazer, pois isso é muito cansativo e estressante.

INVISTA NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL

Os profissionais mais qualificados se tornam mais confiantes, motivados e preparados para enfrentar os desafios. É praticamente desnecessário dizer que boas habilidades de oratória e comunicação são cruciais para qualquer função, esteja você se comunicando internamente com funcionários, fornecedores, parceiros ou fazendo um atendimento ao cliente.

Portanto, é mais importante que nunca se manter atualizado com o mercado, ler bastante, fazer cursos para se aperfeiçoar e, principalmente, fortalecer as soft skills. Afinal, à medida que as máquinas assumem tarefas, serão esses tipos de habilidades sociais que se tornarão cada vez mais valiosas para uma organização.

Viu como as soft skills são fundamentais para equilibrar os fatores comportamentais no ambiente de trabalho? Dessa forma, é possível ser mais bem-sucedido na carreira, ter mais qualidade de vida e influenciar a sua equipe a se relacionar melhor.

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