As habilidades mais desejadas para as Empresas

 

O termo Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar.

Se preferir, pode chamá-lo de habilidades com pessoas ou habilidades interpessoais.

Em um mundo em que a tecnologia está se incumbindo de fazer boa parte do trabalho, resta-nos parar, analisar e colocar em ação estas habilidades comportamentais e pessoais, pois, as habilidades técnicas, chamadas de hard skills, são adquiridas nas formações acadêmicas seja em cursos profissionalizantes, técnicos, superiores ou de especializações.

Conheça agora como desenvolver essas habilidades:

Aprenda a se autorregular

“Se você aprender a administrar suas emoções, vai se recuperar rapidamente do estresse. Isso significa que quando você sentir uma emoção forte surgir, pode se tornar consciente dela, nomeá-la e deixá-la passar sem reagir instantaneamente.”

Isso trará foco e manterá o corpo relaxado – em alerta, porém sem estresse.

Para quem quer mergulhar mais profundamente no assunto, Goleman indica praticar meditação diariamente e treinar seu cérebro para lidar com as emoções.

Aprenda a gerenciar seu tempo

“Quando for interrompido, pratique se fazer esta pergunta: isso pode esperar? Posso deixar de lado? Você descobrirá que a resposta é quase sempre ‘sim’.

Crie uma cultura PRÓPRIA de feedback – SAIBA COMO VOCE ESTÁ INDO?

Peça para amigos, colegas, professores, gestores e familiares – pessoas que o conhecem profissional e pessoalmente – avaliarem suas habilidades de soft skills e use as respostas para melhorar.

Aprenda a desaprender

Essa é uma soft skill importante, porque enquanto reunimos sabedoria e experiências, também reunimos percepções, mentalidades e um modo particular de fazer as coisas, por isso, é importante as vezes esquecer o que se sabe e aprender algo novo, atual, moderno e que servirá para a vida profissional daqui para frente.

Você deve estar se perguntando COMO EU POSSO DESAPRENDER?

Comece com Auto aceitação. A necessidade de aceitar, conhecer e entender que existe todo um mundo não descoberto por aí, que existe no mínimo uma forma de fazer o que você sabe e ou sempre fez, de forma diferente, melhor, mais efetiva.

Explore novas áreas de aspirações pessoais descobrindo quais poderiam ser as novas áreas que o inspiram a crescer.

Adquira novas habilidades. Para manter-se alinhado com as tendências e dinâmicas atuais dos negócios, por exemplo baixe um aplicativo novo de gestão de tempo que o fará mais eficiente e eficaz. Lembrando que eficiente é fazer certo as coisas e eficaz é fazer as coisas certas.

Aprender e desaprender, abrir espaço para o novo, fica mais fácil e oportuno aprender algo novo e usá-lo, até precisar substitui-lo. O mundo mudou e mudará sempre. Evoluir, sempre será a melhor opção para aprender.