Cuidadores de idosos devem ter especial atenção às precauções em relação ao dia a dia e à saúde de seus atendidos nesses tempos de Covid-19. Tarefas essenciais como fazer companhia, dar os remédios de acordo com a prescrição médica, acompanhar o idoso em consultas e outros tratamentos médicos, ajudar nas tarefas cotidianas, observar suas mudanças comportamentais e prezar pelo bem-estar geral do paciente, em domicílio ou em lares especiais para idosos. Idosos costumam ter a imunidade mais baixa. Por isso, é essencial que quem os cuida tome precauções extras, como as que apontamos aqui:

VINDO DA RUA

Para quem pega transporte coletivo ou anda por lugares com trânsito intenso de pessoas, o recomendado é tomar um banho antes de entrar em contato direito com o paciente, ou pelo menos lavar bem a mãos e o rosto e trocar de roupa.

USO DA MÁSCARA

A máscara deve ser utilizada quando na presença de outras pessoas, mas não há a necessidade de passar o tempo todo com ela. Não a utilize por mais de um dia e se ficar úmida, troque-a imediatamente. Cuidado com seu ajuste no rosto, para não produzir uma falta sensação de proteção. E remova a máscara pelas amarras, não a tocando.

LUVAS: SIM OU NÃO?

As luvas são recomendadas para uso em procedimentos que o cuidador realiza com o idoso. Não há a necessidade de utilização durante todo o tempo.

AMBIENTES E OBJETOS

A limpeza de ambientes e objetos devem ser feitas mais frequentemente, sobretudo onde circulam idoso e cuidador. É necessário manter boa ventilação natural nos espaços e diminuir o uso de equipamentos como ar- condicionado. Cuidado extra com os objetos manuseados pelos idosos. E equipamentos para aferir pressão e temperatura, por exemplo, devem ser de uso exclusivo, não devem ser compartilhados.

ÁLCOOL 70%

Um dos maiores aliados para manter a higiene pessoal, sobretudo das mãos, e a limpeza constante de móveis e ambientes. Se puder, espalhe frascos pela casa.

NA COZINHA

Evite falar sobre os alimentos durante o preparo, cozinhe bem carnes e ovos. E não coloque copos, talheres e garrafas de água para compartilhamento.

ROUPAS

Lave as roupas do idoso como de costume. Já as roupas dos diagnosticados com Covid-19 devem ser lavadas separadamente, incluindo roupas de cama e banho. O cuidador de idoso há muito deixou de ser aquela pessoa conhecida da família ou familiar que tinha mais disponibilidade para os cuidados com o parente mais velho. Um cuidador de idosos deve ter uma formação calcada nas ciências humanas, biológicas e sociais e relacionada ao atendimento das necessidades de saúde do idoso. E a profissão está em alta, devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro – cada vez mais, mais gente vai precisar de cuidados especiais na chamada terceira idade.