A Black Friday surgiu há oito anos no Brasil, mas já se tornou a segunda data mais importante para as vendas do comércio varejista do país.

Separamos para você algumas dicas para não ter dor de cabeça na hora da compra.

PESQUISE

Organize uma lista com os produtos que deseja comprar e faça uma pesquisa de preços antes para verificar se houve ou não uma grande variação no valor cobrado. Existe alguns sites que você pode monitorar os descontos um deles é www.blackfriday.com.br.

 

FIQUE ATENTO

Verifique o estado do produto vendido. Veja se faz parte do mostruário ou se é um produto que foi devolvido com defeito, consertado e colocado à venda de novo. É dever do fornecedor informar claramente ao consumidor sobre estes defeitos.

CUIDADO

Se o produto comprado vem com defeito, a lei garante que a loja ou fabricante devem reparar a falha em até 30 dias, no caso de produtos não duráveis e em até 90 dias para itens duráveis. Caso o conserto não ocorra nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir a troca por outro produto, a devolução integral da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

SE ARREPENDEU?

Mas como a Black Friday brasileira é focada no comércio eletrônico, vale outra dica: as compras podem ser canceladas em até sete dias a contar da entrega do produto, mesmo que ele não apresente defeito. Ainda que a loja alegue que a política de trocas para a Black Friday é diferente, terá que cumprir o direito de arrependimento.

É MELHOR NO CARTÃO

As lojas na Internet costumam dar a opção de compra no boleto e oferecem descontos até mais atraentes, mas é interessante priorizar as compras no cartão de crédito. Isso porque o consumidor tem mais garantias caso haja algum problema na operação. Pelo boleto ou por transação via banco, o débito é automático, o que não garante o estorno do valor.

PROCON DIZ QUE ESTÁ DE OLHO

No início da semana, a Fundação Procon-SP se reuniu com o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e com as principais redes varejistas do Estado de São Paulo. A diretoria do órgão pediu que as empresas tenham equipes atendendo em tempo real amanhã para resolver demandas dos consumidores. Foi criada a hashtag ‪#‎ProconSPdeolhoBlackFriday e reclamações vão poder ser feitas pelo site www.procon.sp.gov.br.

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