Vamos aqui fazer uma reflexão especial e falar sobre o TRABALHADOR NA TERCEIRA IDADE, OU NA MELHOR IDADE ou COMO SEMPRE GOSTO DE CHAMA-LOS, NA TERCEIRA JUVENTUDE!

 

O Brasil assim como o resto do mundo está envelhecendo. Nunca no passado, coabitaram tantos jovens e idosos ao mesmo tempo na face do planeta assim como está ocorrendo agora. Em pouco tempo o numero de brasileiros com mais de 50 anos será maior que o numero de jovens, apontam dados estatísticos recentes.

A população está envelhecendo, as práticas do mundo do trabalho mudando significativamente, e falar hoje do futuro que nos espera no presente é falarmos do que podemos fazer para apoiar a empregabilidade das pessoas que chegam na terceira idade.

No outro lado da geração de emprego, das pessoas mais jovens, tivemos na semana passada a consagração de maior fonte de empregabilidade em nosso país, os aplicativos de serviços como UBER e IFOOD, são hoje fonte de renda para 4 milhões de brasileiros.

Só para se ter ideia do tamanho disso é bom salientarmos que representa 35 vezes o número de empregados que contem a maior empresa estatal do Brasil, o Correios que tem em sua folha, 109.000 empregados.

Para a camada mais jovem da população em idade produtiva, estamos achando soluções. Agora precisamos refletir:

e qual será a aplicação da mão de obra das pessoas com mais de 50, 55 ou 60 anos para os próximos anos?

Numa escala global, o envelhecimento é resultado da vitória da civilização. É um claro sinal de mais acesso à educação, a oportunidades de emprego e a serviços de saúde muito mais tecnológicos e eficientes do que nossos pais e avós tiveram.

“Olhando para a frente, o envelhecimento da população é o maior desafio econômico de qualquer nação”

Dia a dia está claro que a aposentadoria este cada dia mais longe para a maioria dos brasileiros em idade produtiva e para aqueles que estão próximos a se aposentarem, não necessariamente significará o fim de carreira. Poderá sim ser o começo da terceira, quarta ou quinta carreira pois manter-se produtivo e empregado é cada dia mais indispensável para fazer a conta de receitas e despesas fechar no fim do mês.

Ao se falar em TRABALHO, É PRECISO pensar no futuro com medidas no presente, é hoje que as ideias devem ser apresentadas e implementadas para alocarmos mais vida produtiva nos anos de vida dos brasileiros e vamos algumas situações:

POR QUE UMA PESSOA DA TERCEIRA IDADE PRECISA DE TRABALHO?

  • Para ESTAR INSERIDO NA SOCIEDADE e SE SENTIR ÚTIL
  • NÃO TER PROBLEMAS EMOCIONAIS
  • PARA SER AMIGÁVEL A NOVAS E INDISPENSÁVEIS TECNOLOGIAS INSERIDAS NA VIDA MODERNA
  • PARA TRANSMITIR INFORMAÇÕES DE SUAS EXPERIENCIAS NO AMBIENTE ONDE ESTIVER ATUANDO.

POR QUE CONTRATAR UM IDOSO?

  • Possuem conhecimento,
  • Maturidade para avaliar riscos e engajar nos desafios propostos pelas lideranças.
  • São mais pacientes e observadores
  • Podem contribuir com sua opinião sincera e carregada de conceitos vivenciais
  • Equilíbrio emocional para lidar com responsabilidade
  • Já possuem um relacionamento com o mercado comparando com uma pessoa que está chegando agora
  • Postura com energia e vitalidade com maior preparo em assumir desafios
  • DEVO CONTRATAR UM IDOSO PARA QUE SEJA NA EMPRESA, estabelecido um ponto de diversidade. Equilibrando força da juventude com experiência dos de cabelos brancos. funciona igual a time de futebol, cheio de garotos, porém com alguns jogadores experientes para equilibrar o jogo e manter a equipe coesa.

O QUE PROPOR AO CONTRATAR UMA PESSOA IDOSA

  • Qualificação em uso da tecnologia, oferecendo cursos de informática, cursos de inglês.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais para trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento de habilidades de aprender a desaprender, aprender e reaprender
  • Posiciona-lo em atividades mais próximas com suas habilidades
  • Faça cursos profissionalizantes para se tornar habilidoso em algo que ainda não domina.
  • Propor atividades que falem sobre o mercado de trabalho para idosos nas atividades diárias.

Pra fechar a importância de se dar uma oportunidade para pessoa com a terceira idade, precisamos lembrar que não podemos olhar a pessoa idosa com olhos do mundo capitalista reduzi-lo apenas na observação de sua idade. Precisamos sim é nos mirar em um exemplo de uma grande brasileira, a nossa eterna poetiza Cora Coralina considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, e lembrarmos que ela publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade e trabalhou até 91 anos de idade!

Wellington Martins para a BIT Araxá