Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

O grande propulsor da economia são os empresários e empreendedores que investem capital próprio ou tomado de terceiros em negócios fazendo a economia girar, empregos serem gerados, salários pagos e impostos criados abastecendo tanto o primeiro setor, que é o de empreendedores governamentais, o segundo setor dos empreendedores econômicos e terceiro setor, dos empreendedores sociais.

Se os negócios dos empresários, bem como empreendedores individuais ou de micro e pequenos negócios são bem-sucedidos, suas inovações podem além de melhorar os padrões de vida, criar riqueza com empreendimento empresariais, criar empregos e contribuírem para uma economia em crescimento.

Portanto, o empreendedorismo é importante por várias razões, desde a promoção da mudança social até a inovação.

 

  • Empreendedores estimulam crescimento econômico
  • Empreendedores adicionam renda nacional
  • Empreendedores criam mudança social
  • Empreendedores podem criar sua própria mobilidade social, mudando de classes com menor poder de renda para classes mais abastadas
  • Empreendedores criam desenvolvimento social, pois alguns empresários, usam parte do dinheiro gerado pela sua empresa, seja por incentivos fiscais ou não, para financiar boas causas, da educação, segurança ou à saúde pública.

 

Porque a qualificação é imprescindível para o empreendedorismo.

Cada vez mais as pessoas estão buscando criar seu próprio negócio. No entanto, o que muitos não sabem é que para empreender com sucesso não basta apenas uma boa ideia. É preciso se preparar buscando pela qualificação profissional que dará embasamento para tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática.

Mas afinal, por que a qualificação é tão importante para o empreendedorismo? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.

No geral, os maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros estão relacionados à falta de qualificação em áreas como gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração de negócio. Além disso, muitos profissionais acreditam que o empreendedorismo é algo da natureza individual de cada um e, portanto, acabam deixando a qualificação como segundo plano.

Qualificação para empreender

O sucesso no empreendedorismo está em saber transformar uma ideia criativa em um negócio que seja economicamente sustentável, ou seja, conseguir fazer com que a sua ideia se torne um negócio criativo e lucrativo.

Desta forma, antes de tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática, é preciso buscar pela qualificação e conquistar determinados conhecimentos que serão essenciais para o sucesso de um negócio. Alguns desses conhecimentos são:

Contábeis

Conhecer o básico de contabilidade irá trazer conhecimentos que irão auxiliá-lo desde a abertura da empresa, até as demais obrigações fiscais.

Gestão Empresarial

Ter conhecimentos sobre as estratégias do negócio, saber criar e administrar um fluxo de caixa, controlar sua movimentação financeira e saber gerenciar a saúde financeira da empresa, são essenciais para não comprometer o empreendimento e garantir a sua sustentabilidade e lucratividade.

Gestão de Pessoas

Buscar por conhecimentos de liderança também é um dos melhores investimentos que um empresário pode fazer para impulsionar o seu negócio. Isto significa que para uma boa gestão de equipe, o profissional deverá ser qualificado para gerenciar pessoas e equipes e ir além dos conceitos técnicas da área em que atua.

Informática

Atualmente grande parte dos processos são automatizados e a utilização da tecnologia está presente em todas as empresas, desde o envio de um e-mail até o sistema de gestão. Isso significa que todo empreendedor deve buscar por conhecimentos em informática para ter a gestão em suas mãos.

Inglês

Todo profissional de sucesso necessita ter bons conhecimentos em inglês, seja para fazer negócios com pessoas de outros países ou até mesmo para compreender diversos termos utilizados no mundo dos negócios que são conhecidos apenas em inglês.

Conhecimentos específicos

Dependendo do nicho que o negócio estará inserido é preciso buscar qualificações em áreas específicas como Cursos Técnicos para se ter mais profundidade da ideia de negócio que será lançada no mercado. E neste caso, quanto mais o empreendedor dominar a sua área, maiores serão as chances de se obter sucesso em seu negócio.

Empreender é um passo muito importante para a economia do país, além disso, é também um dos melhores caminhos para se realizar profissionalmente e pessoalmente. Mas para que o empreendimento realmente gere sucesso, é preciso investir em capacitação.

 

E você, quer se preparar para empreender com sucesso? Conheça os cursos profissionalizantes da Bit Araxá educação profissional